Equipe

Coordenadora 

 

Ivete Lara Camargos Walty

Pesquisadora 1D do CNPq. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1991) e Pós-doutorado na Universidade de Ottawa, no Canadá, onde trabalhou durante 10 meses como pesquisadora associada (2005 - 2006) . Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na linha literatura e sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, alteridade, exclusão social e resistência. Além disso tem se dedicado à formação de professores de literatura/leitura a partir da questão da enunciação.


Pesquisadores


Ana Elisa de Oliveira Medrado

Graduanda em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e membro do Projeto de Pesquisa Literatura: ética, política e subjetivação, coordenado pela profa. Dra. Ivete Walty. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada.







Bruno Henrique Muniz Souza

Mestrando em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sendo bolsista pela agência de fomento Capes. Bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, além de graduado, nessa mesma instituição, do curso de Licenciatura em Letras, Português-Inglês. Participante, desde 2009, do grupo de pesquisa Da Rua: olhares sobre histórias da literatura brasileira , coordenado pela professora doutora Ivete Walty. Ministra, na referida instituição, desde o primeiro semestre de 2011, aulas de leitura de textos literários no projeto Leitura e Produção de textos (grupo Oficinas ) coordenado pelas professoras Maria Angela T. Paulino e Juliana Assis

Danielle Alves Lopes

Mestranda em Literaturas de Língua Portuguesa junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista da Capes. Estudante do curso de pós-graduação lato sensu em Revisão de Textos e bacharela em Turismo pela mesma universidade. Desenvolve pesquisas nas áreas da Literatura e da Teoria do Texto, com ênfase nos seguintes temas: representações literárias e discursivas do espaço urbano, narrativas de viagem, imaginário social e imagens da cidade.







Professor, pós-doutorando, desenvolvendo a pesquisa "Na mídia, na rua: O lixo em evidência e a desestabilização do discurso crítico", sob orientação da professora Ivete Walty (PUC-MG). Doutor em Literatura Comparada (Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural) pela UFMG. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998) e mestrado em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Tem experiência na prática jornalística, docência e pesquisa nas áreas de Comunicação, Metodologia, Ciências Sociais e Letras, e interesse nos seguintes temas: teorias da comunicação, cultura de massa, jornalismo especializado, sociologia, oficinas de redação, identidade cultural, autobiografia e subjetividades refugadas.


Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Letras - Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), e mestrado em Estudos Literários (2013), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pelo qual foi bolsista CAPES, atuando principalmente nos seguintes temas: João Gilberto Noll, O quieto animal da esquina, pós-modernidade, subjetividade.

Gabriel Carrara Vieira

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, com especialização em Imagens e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Igor Barroso da Silva

Tendo formado o ensino médio profissionalizante no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente é aluno regularmente matriculado no curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (5º período), estagiário como Monitor de Apoio Pedagógico no Colégio Loyola e bolsista de Iniciação à Docência pelo programa PIBID (CAPES), está sempre em busca de uma formação docente que se faça ampla, abrangente e de qualidade.

Igor Richielli Braga Campos

Possui Ensino Médio completo cursado concomitante ao Curso Técnico em Química, ambos pelo COLTEC-UFMG (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais). Atualmente é graduando em Letras pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).

Jonatas Aparecido Guimarães

Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduado em Letras pela mesma instituição. Atualmente, é professor da Faculdade Cotemig, na qual ministra as disciplinas de Leitura e Interpretação de Textos e Comunicação e Expressão. Tem artigos acadêmicos publicados em revistas de vários lugares do Brasil e participações em bancas relacionadas à literatura. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de leitores, leitura literária, produção de textos, Raduan Nassar, Lavoura arcaica, barroco.


Graduado em Letras pela Faculdade Castelo Branco (2009), mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Viçosa (2012) e doutorando em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Interessa-se, sobretudo, pelos estudos relacionados à crítica feminista e teoria queer. Em suas últimas pesquisas, no campo da literatura, deteve-se a estudar o escritor contemporâneo Caio Fernando Abreu, assim como o poeta capixaba Miguel Marvilla, observando a forma como estes autores lidam com questões de subjetividade, gênero e alteridade.


Luciana de Moraes Rayol

Possui graduação em Letras - Português/Inglês (2000) e Comunicação Social - Jornalismo (2009), ambas pela Universidade da Amazônia; especialização em Língua Portuguesa, no Programa de Pós-graduação Lato Sensu - PREPES, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002); e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Atualmente é doutoranda de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora de Literatura da Secretaria de Educação do Estado do Pará.


Graduando em Letras pela PUC Minas e Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: jornais digitais, crítica social, literatura marginal, gêneros discursivos e cânone literário.


Possui Graduação em Psicologia: Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Outros: (profissional liberal) - Consultório de Psicologia e Psicanálise. Experiência na área de Psicologia e Docência em Nível Superior e na Pós Graduação, com ênfase em Psicologia Social; Metodologia e Orientação de Monografias; Sociologia e Gestão de Pessoas.



Raquel Beatriz Junqueira Guimarães

Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1981), mestrado e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999, 2010, respectivamente), na área de Literatura Brasileira. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


Valéria Soares Coelho

Graduada em Letras, UFMG, mestre e doutoranda em Literatura, PUC minas. Professora aposentada da rede municipal de Belo Horizonte. Lecionou Literatura Dramática no Teatro Universitário da UFMG, Produção de Texto em faculdade particular, e Literatura e Interpretação no Projeto Valores de Minas, curso intensivo de formação artística multidisciplinar para estudantes agrupados pela Secretaria Estadual de Educação. Fez análises de obras literárias indicadas aos vestibulandos em vários eventos/edições em centros culturais e parques da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Participa de congressos e seminários voltados para a  Literatura e suas expressões poéticas, seus lugares de enunciação e recepção, e sobre os sujeitos da modernidade em produções artísticas/ culturais alternativas ou informais.

Doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Bolsista da CAPES). Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduada em Língua Falada e o Ensino do Português pela mesma universidade. Áreas de atuação: literatura brasileira, literatura portuguesa, literatura africana, leitura, produção de texto, educação a distância, produção de conteúdos para ensino a distância, tutoria de ensino a distância.





Vinícius Lourenço Linhares

Possui graduação em Letras Pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e, atualmente, cursa mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa na mesma instituição com trabalho de pesquisa focado na leitura de textos literários a partir da perspectiva da enunciação. Na graduação, foi pesquisador bolsista, desenvolvendo dois trabalhos de iniciação científica ligados à leitura literária. Seus principais interesses estão ligados ao ensino e prática de leitura, sobretudo a literária, concebida a partir de uma perspectiva interativa que conceba o objeto texto como fruto de estratégias linguísticas no qual se materializa diversos discursos.